Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

teste blog

30.Mai.2019

Fifo the cat Fifo the cat Fifo the cat

Ver post completo

Entenda como é a composição do preço do óleo diesel

30.Abr.2019

Cada vez que um motorista abastece o seu veículo com óleo diesel no Brasil, cerca de metade do preço final pago por cada litro corresponde à parcela cobrada pela Petrobras em suas refinarias. Atualmente, a companhia responde por 54% do preço cobrado aos consumidores, os outros 46% são compostos por impostos, margens de revenda e adição obrigatória do biodiesel – que é mais caro que o diesel.

Ver post completo

shiba inu

25.Abr.2019

testess

Ver post completo

Nota da Transpetro sobre acidente em terminal no Espírito Santo

24.Ago.2016

transpetro.jpgLeia a nota divulgada pela Transpetro nesta terça-feira (07/07) sobre acidente ocorrido no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), no Espírito Santo:

A Transpetro lamenta informar o falecimento de Alex Vieira Ribeiro, de 39 anos, e de Oseias Damasceno Soares, de 27 anos, funcionários da empresa terceirizada Espiral Engenharia. O acidente aconteceu nesta terça-feira, 7, no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), no Espírito Santo.

Os prestadores de serviço realizavam a montagem de um andaime no píer. Com a queda da estrutura no mar, ambos faleceram. Uma comissão interna foi instaurada e está investigando as causas do acidente.

A Transpetro está prestando toda a assistência necessária à empresa terceirizada.

Ver post completo

test test

16.Ago.2018

test

Ver post completo

testando urls amigaveis

16.Ago.2018

teste

Ver post completo

Alguns Testes De Url

14.Ago.2018

testesss

Ver post completo

Testando Urls Petrobras

14.Ago.2018

testestestes

Ver post completo

Abrimos processo seletivo para 57 vagas

29.Dez.2017

Abrimos processo seletivo público (PSP RH 2017.2) para preenchimento de 57 vagas, além de cadastro de reserva, para profissionais de nível superior. Os postos de trabalhos são no estado do Rio de Janeiro e as inscrições estarão abertas de 9 a 30 de janeiro de 2018 e deverão ser feitas via internet, por meio da página da Fundação Cesgranrio.

As vagas deste processo seletivo público destinam-se a atender prioritariamente demandas de pessoal mapeadas nas áreas de Suprimento de Bens e Serviços e Compliance. O conteúdo programático das provas, publicado no Edital, reflete essa necessidade. Segue a distribuição das vagas entre os cargos: Administrador Júnior (24), Advogado Júnior (1), Analista de Sistemas Júnior - Processos de Negócio (3), Contador Júnior (6), Economista Júnior (5), Engenheiro de Produção Júnior (16) e Estatístico Júnior (2). O cadastro esperado é de 296 candidatos (...).

Ver post completo

Teste Galeria

20.Set.2016

Teste Galeria Teste Galeria Teste Galeria Teste Galeria

Ver post completo

Treinamento avançado para prevenção de acidentes

24.Ago.2016

Desafio-SMES-02.jpgComo forma de experimentar na prática os conteúdos de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMES), os alunos da Universidade Petrobras (UP) têm à disposição salas de aula bem diferentes. Juntas, elas formam a Estação SMS e trazem uma nova forma de experimentar a aprendizagem. A Estação SMS oferece o que há de mais moderno em tecnologia, com computadores de última geração, jogos em 3D, telas sensíveis ao toque (touch screens) e passeios por meio de realidade virtual.

O circuito, já visitado por mais de 2 mil empregados, é feito em uma hora e meia e pode contar com grupos de até 24 pessoas por vez. Primeiro, o grupo faz o cadastramento. Seus nomes ficam gravados em um banco de dados e as atividades valem como complemento às disciplinas básicas do curso de formação.  Depois são conduzidos a uma sala de cinema, onde assistem a um filme explicativo sobre a companhia e são apresentados a personagens virtuais que conduzem os jogos.

Ver post completo

Produção de petróleo e gás natural em março

20.Abr.2016

P58.jpgNossa  produção  total  de  petróleo  e  gás natural, em março, foi de 2,55 milhões  de  barris  de  óleo  equivalente  por  dia (boed), dos quais 2,36 milhões boed foram produzidos no Brasil e 183 mil boed no exterior.

A produção média de petróleo em março foi de 2,02 milhões de barris por dia (bpd),  3%  abaixo  do  volume  produzido  no mês anterior, que foi de 2,09 milhões bpd. Desse total, 1,94 milhões bpd foram produzidos no Brasil, e 86 mil bpd no exterior. (...)

Ver post completo

Parceria com Harley-Davidson promove atrações especiais no National H.O.G® Rally

20.Abr.2016

harley-davidson.pngO ronco potente das Harley-Davidson vai tomar conta de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, nos dias 21, 22 e 23 de abril. O National H.O.G.® Rally 2016 vai movimentar a cidade imperial num evento exclusivo para membros do H.O.G.®  (Harley Owners Group – Grupo de Proprietários de Harley). Serão três dias com muita música, gastronomia variada e desfile de motos pela região. Nossa parceria com a Harley trará ações especiais para o evento. Além disso, nossa gasolina Podium é recomendada pela montadora como o melhor combustível para os motores de alta performance característicos da Harley. (...)

Ver post completo

Participamos do Programa nacional de Pró-Equidade de Gênero e Raça

20.Abr.2016

pro-equidade-raca-genero.jpgAssinamos ontem (19/04) o termo de compromisso para o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (PPEGR) em Brasília. É a sexta vez que participamos dessa ação, que é promovida pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e apoio da ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O Programa, aberto a empresas públicas e privadas, tem como objetivo alcançar a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, contribuindo para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego. 

Participamos do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça desde a primeira edição, em 2006, e por cinco vezes conquistamos o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça por cumprir satisfatoriamente planos de ação específicos. Além da Petrobras Controladora, as nossas subsidiárias Petrobras Distribuidora, Transpetro e a Liquigás também assinaram, cada uma delas, o termo de compromisso. O evento ocorreu ontem, em Brasília, e contou com as presenças do gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Antônio Sérgio Oliveira Santana e da gerente de Orientações e Práticas de Responsabilidade Social, Janice Dias, da gerente de Programas Corporativos e Responsabilidade Social da Petrobras Distribuidora, Camila Pimentel Freire e do gerente Regional de Engenharia, Segurança, Meio Ambiente Centro-Norte, Álvaro Henrique Vianna de Moraes Júnior; além da gerente geral de Comunicação e Responsabilidade Social da Transpetro, Márcia Figueiredo. (...)

Ver post completo

Daniel Dias, do Time Petrobras, conquista Prêmio Laureus

19.Abr.2016

daniel.pngNosso atleta Daniel Dias, integrante do Time Petrobras, recebeu pela terceira vez, nesta segunda-feira (18/4), o Prêmio Laureus, considerado o "Oscar" do esporte mundial. O nadador foi eleito o melhor atleta do ano na sua categoria, após conquistar sete primeiros lugares e um segundo lugar no Mundial, disputado em Glasgow, na Escócia, em 2015, além de outros resultados positivos obtidos pelo atleta.

Apenas quatro atletas haviam conseguido três prêmios. "Esta é mais uma grande honra e ótimo incentivo para mim", festejou o nadador, ao comentar o feito, alcançado também em 2009 e 2013. (...)

Ver post completo

Batemos recorde de produção de Diesel S-10 na RNEST

14.Abr.2016

HDT_de_diesel.jpgAlcançamos na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em março, recorde de produção mensal de Diesel S-10, com o volume de 367.387 m³. A marca foi 26% superior ao recorde anterior, de 290.757 m³, registrado em outubro de 2015, e representou 32% da nossa produção de Diesel S-10 no período.

O recorde reafirma a busca contínua pelo aumento da eficiência operacional de nossas refinarias, com excelência na gestão integrada do sistema de abastecimento. (...)

Ver post completo

Conheça importantes indicadores que reforçam nossa capacidade operacional

11.Abr.2016

Você sabe o que é Ebitda, lucro bruto ou receita operacional líquida? Indicadores positivos reforçam nossa capacidade operacional, e alguns deles vêm sendo destacados pelos analistas de bancos que nos acompanham. Considerar apenas lucro líquido ou prejuízo é insuficiente para analisar o desempenho de uma empresa. É importante observar outros indicadores para ter uma visão mais ampla dos nossos resultados em 2015. Saiba quais são alguns deles:

ebtida-blog1.pngA sigla em inglês se refere ao lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization).

O Ebitda é um indicador que representa a geração operacional de caixa da empresa e nos possibilita saber o quanto geramos de recursos apenas em nossas atividades operacionais. (...)

Ver post completo

Nossa produção de petróleo no Brasil permaneceu estável em fevereiro

08.Abr.2016

marica.jpgNossa produção total média de petróleo e gás natural no Brasil, em fevereiro, foi de 2,48 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), mantendo-se estável em relação a janeiro (2,47 milhões de boed) e, no exterior, de 178 mil boed, totalizando 2,65 milhões de boed.
 
A produção média de petróleo no país foi de 2 milhões de barris por dia (bpd), mantendo-se o patamar alcançado no mês anterior em virtude da continuidade das paradas programadas para manutenção em plataformas. (...)

Ver post completo

Unidade de Caraguatatuba completa 5 anos com marca histórica de produção de gás

08.Abr.2016

UTGCA_gas.jpgA Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), localizada na cidade de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, completa 5 anos de atividade neste domingo (10/04). Com papel de destaque no aumento da oferta de gás natural para o mercado brasileiro, a UTGCA alcançou, em outubro de 2015, o recorde diário de produção com 17,41 milhões de metros cúbicos (m³).

"Além de ter um papel relevante para a oferta de gás natural ao mercado brasileiro, a UTGCA movimenta a economia local desde o início, com geração de empregos diretos e indiretos, formação de cadeia de fornecedores, impostos e royalties. Em fevereiro de 2016, o efetivo da unidade era de 920 profissionais, entre empregados próprios e prestadores de serviço", afirmou o gerente da UTGCA, Alisson Cardoso. (...)

Ver post completo

Festival Internacional de Documentários 'É Tudo Verdade' traz 85 títulos de 26 países

07.Abr.2016

etudoverdade_600.jpgComeça nesta quinta-feira, (07/04) , no Rio de Janeiro, e amanhã, (08/04), em São Paulo, a 21ª edição do festival "É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários". Este ano serão 85 filmes de 26 países, sendo 22 estreias mundiais. Desde 2004, patrocinamos o festival que é o único de toda a América do Sul a qualificar curtas vencedores a concorrerem ao Oscar de melhor curta-metragem documental da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Com o patrocínio reafirmamos a importância de incentivar projetos relevantes para o cinema brasileiro e reconhecidos internacionalmente, como evidencia a parceria do festival com a Academia dos EUA. (...)

Ver post completo

Esclarecimento sobre reajuste nos preços dos combustíveis

04.Abr.2016

esclarecimento-noticia.jpg

Informamos que não há previsão, neste momento, de reajuste nos preços de comercialização de gasolina e diesel. Sobre o assunto, vale esclarecer que avaliamos permanentemente a competitividade de nossas práticas e condições comerciais.

Fatos julgados relevantes sobre o tema serão tempestivamente divulgados ao mercado.

Ver post completo

Competição de veículos off-road reúne estudantes de engenharia de todo o país

02.Abr.2016

baja_sae.jpgEstudantes de engenharia de todo país se dividiram em setenta e quatro equipes para disputar as provas da 22ª edição da Competição Baja SAE Brasil, em São José dos Campos (SP). As provas vão até este domingo, dia 3 de abril. A competição, realizada pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), consiste na elaboração de um projeto completo para a construção de um veículo off-road. Serão avaliados os quesitos projeto, funcionalidade e desempenho. As três equipes vencedoras poderão representar o Brasil na Baja SAE Tennessee Tech, de 14 a 17 de abril de 2017 em Cookeville, Tennessee, EUA.

Com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho, o programa oferece aos estudantes a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os carros de off-road, por exemplo, são construídos como protótipos de estrutura tubular em aço, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. (...)

Ver post completo

Lançamos um novo Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário

01.Abr.2016

pidvb.png

Estamos lançando um novo Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), que será aberto a todos os empregados, independente de idade e tempo de empresa. O objetivo é adequar a força de trabalho às necessidades do Plano de Negócios e Gestão, buscando otimizar a produtividade e reduzir custos com foco no alcance das metas desse Plano.

O PIDV 2016 foi desenvolvido com base nas premissas de preservação do efetivo necessário à continuidade operacional da companhia e ajuste de pessoal em todas as áreas. O programa é válido para a Petrobras controladora, que hoje conta com 57.046 empregados. (...)

Ver post completo

Composição da nova Diretoria Executiva é aprovada

30.Mar.2016

novo-modelo-de-governanca.pngNosso Conselho de Administração aprovou, nesta quarta-feira (30/03), os nomes dos diretores e dos gerentes executivos, de acordo com a nossa nova estrutura, apresentada em janeiro. Com o novo modelo de governança e gestão organizacional, haverá uma diminuição de 43% nas cerca de 5,3 mil funções gerenciais em áreas não operacionais, superando a meta inicial fixada em 30%. (...)

Ver post completo

Novos talentos do automobilismo contam com nosso patrocínio

29.Mar.2016

F3-Sergio-e-Pedro-FB.jpg

Com o objetivo de apoiar a formação de novos talentos no automobilismo brasileiro, reformulamos nosso programa de esporte motor. Com isso, ampliaremos nossa participação no Kart, planejamos trazer a Fórmula 4 para o Brasil e vamos patrocinar os pilotos brasileiros Pedro Piquet e Sergio Sette Câmara na Fórmula 3 Europeia.

A partir deste ano, vamos aumentar de dois para seis o número de premiados na Seletiva de Kart, competição que reúne alguns dos melhores kartistas do Brasil e tem nosso patrocínio desde 1999. Com um apoio financeiro maior, os seis finalistas poderão disputar a Fórmula 4, categoria mais indicada para os recém-saídos do kart e que, atualmente, não é disputada no Brasil. Por isso, estamos também em negociação, em parceria com o Banco do Brasil, para trazermos a Fórmula 4 ao país, a partir da temporada 2017. (...)

Ver post completo

Renzo Agresta conquista vaga para disputar a maior competição esportiva do ano

28.Mar.2016

Renzo_Agresta.jpgAtleta do Time Petrobras, Renzo Agresta acaba de conquistar uma vaga na maior competição mundial esportiva, que será sediada no Rio de Janeiro, em agosto deste ano. Essa será a quarta vez que o esgrimista vai representar o Brasil na competição.

Aos 30 anos e especialista no sabre, Renzo conquistou a vaga pelo ranking continental e festejou em uma das suas redes sociais. “Terminei em primeiro lugar no ranking americano! Quero agradecer ao meu staff, a todos que torceram por mim e aos patrocinadores que me apoiam”, comemorou. (...)

Ver post completo

Convocamos Assembleia Geral de Acionistas

28.Mar.2016

Convocamos nossos acionistas nesta segunda-feira, 28/3, para uma Assembleia Geral em 28/4 quando serão apreciadas alterações no estatuto social da empresa, dentre outros assuntos. Essas mudanças no estatuto, assim como os ajustes realizados no Plano Básico de Organização e nos regimentos internos do CA e da Diretoria Executiva são necessárias para a implantação do nosso novo modelo de gestão e governança.

Na próxima quarta-feira, 30/3, após reunião do Conselho de Administração, está prevista a divulgação do detalhamento da nova estrutura organizacional. (...)

Ver post completo

Selo 'Origens Brasil' promove consumo consciente

26.Mar.2016

selo_origens_brasil.jpgQuem busca opções de consumo responsável para o dia a dia ganhou um aliado a partir deste mês. Com nosso apoio, o Instituto de Manejo e Certificação Florestas e Agrícola (Imaflora) e parceiros desenvolveram um sistema de garantia de origem para "certificar" produtos provenientes de áreas protegidas e manejados por populações locais que possuem um compromisso socioambiental. Desde o dia 15 de março, produtos com o Selo “Origens Brasil” estão disponíveis nos supermercados de grandes centros brasileiros. Essa iniciativa é parte do projeto Florestas de Valor, que tem nosso patrocínio por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Com o “Origens Brasil”, o consumidor pode rastrear toda a história do produto e do produtor que adere à iniciativa, o que dá transparência à cadeia produtiva e valoriza as cadeias de produtos resultantes de diversidade social ambiental. (...)

Ver post completo

Esgrimista Nathalie Moellhausen garante vaga na maior competição esportiva do ano

25.Mar.2016

NATHALIE_esgrima.jpgA atleta Nathalie Moellhausen conquistou vaga para a maior competição esportiva mundial, que será sediada no Rio de Janeiro, em agosto deste ano. A Federação Internacional de Esgrima (FIE) confirmou a participação da atleta do Time Petrobras no último domingo.

Nascida na Itália, mas com cidadania brasileira de nascença, Nathalie conta que está feliz pela conquista e por representar o Brasil no esporte. “Após dois anos de uma pausa da esgrima, senti um desejo enorme de voltar a competir e o Brasil me ofereceu essa oportunidade incrível de realizar meu sonho”, relata a atleta, de 30 anos, em uma de suas redes sociais. (...)

Ver post completo

Projeto monitora a chegada de leões-marinhos no Rio Grande do Sul

24.Mar.2016

Pinipedes_capa.jpg

O Projeto Pinípedes do Sul está monitorando mais de 78 leões-marinhos que chegaram no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) do Molhe Leste, em São José do Norte (RS). Com nosso patrocínio por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a iniciativa executada pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) é importante para conservação desta espécie de pinípedes, que enfrenta diversos problemas causados pelas intervenções do homem no habitat natural. A cada ano, aproximadamente uma centena de leões-marinhos morre na costa gaúcha.

Os animais ocuparam o Molhe Leste no início de março e parte deles irá até a Ilha dos Lobos, em Torres (RS), a partir de meados de junho.  Eles vieram de ilhas uruguaias, onde se reproduziram durante o verão, e utilizam os municípios gaúchos como base para descanso e para suas jornadas diárias de alimentação até o inverno. Em sua maioria, são machos adultos e jovens. Ocasionalmente, pode-se registrar a presença de fêmeas. (...)

Ver post completo

Reúso de água gera economia capaz de abastecer uma cidade de 75 mil habitantes por um ano

22.Mar.2016

DIA_AGUA_2016.jpgRealizamos uma série de medidas operacionais para promover o uso racional e eficiente da água em nossas refinarias e áreas prediais aqui no Brasil. As ações nas refinarias resultaram na elevação do volume de água reutilizada de 20,32 bilhões de litros em 2011 para 22,37 bilhões de litros em 2015. Este montante é suficiente para abastecer uma cidade de 75 mil habitantes por um ano, considerando uma média de consumo per capita de 110 litros por dia, o necessário para atender ao consumo e higiene de uma pessoa, conforme definido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre 2011 e 2015, as ações de reúso abrangeram mudanças em procedimentos operacionais e em projetos de investimento, visando maior recuperação de água. Além disso, essas medidas proporcionaram maior eficiência no uso de água e vapor nas operações das refinarias. (...)

Ver post completo

Atletas do taekwondo garantem vaga para maior competição esportiva do ano

22.Mar.2016

VENILTON.jpgA final da seletiva brasileira de taekwondo definiu os atletas que representarão o Brasil na maior competição esportiva mundial, que será sediada no Rio Janeiro. Júlia Vasconcelos, Maicon Andrade e Venilton Torres, que contam com nosso apoio, conquistaram as três últimas vagas disponíveis para o grande evento. A final da seletiva foi realizada no final de semana, em Vitória (ES).

No masculino até 58 kg, Venilton Teixeira garantiu a vaga após um empate triplo. Maicon Andrade venceu na categoria acima de 80 kg, enquanto Júlia Vasconcelos foi a grande campeã na categoria feminina, até 57 kg. (...)

Ver post completo

Novo poço em Libra confirma presença de óleo de boa qualidade

21.Mar.2016

MAPA_LIBRA_.jpg

Informamos ao mercado nesta segunda-feira (21/03) que o Consórcio de Libra concluiu a perfuração e a avaliação do poço 3-BRSA-1322-RJS (3-RJS-741), localizado na área noroeste do bloco, no pré-sal da Bacia de Santos, confirmando a descoberta de óleo de elevada qualidade (28º API) em reservatórios de excelente produtividade.

O poço encontrou a maior coluna de óleo descoberta pelo Consórcio em Libra até o momento, medindo 301 metros de espessura. Os dados coletados confirmaram que as características dos reservatórios e a qualidade do óleo são semelhantes àquelas encontradas nos demais poços da área noroeste, indicando haver possível conexão entre eles. (...)

Ver post completo

Divulgação de resultados do exercício de 2015

21.Mar.2016

Resultado-4T15-blog.jpg

Em 2015, registramos aumento de 25% no Ebitda ajustado, porém, devidos às baixas contábeis, apuramos prejuízo. Leia o comunicado divulgado nesta segunda-feira (21/03):

• Prejuízo líquido de R$ 34,8 bilhões em 2015, ocasionado por:

impairment de ativos e investimentos, principalmente em função do declínio dos preços do petróleo e incremento nas taxas de desconto (R$ 49,7 bilhões); e

• perda cambial e despesas de juros (R$ 32,9 bilhões).

• Prejuízo Operacional de R$ 12,4 bilhões, uma redução de 42% em comparação com 2014.

• O EBITDA ajustado atingiu R$ 73,9 bilhões, montante 25% superior ao de 2014, em função dos maiores preços de diesel e gasolina, além da redução dos gastos com participações governamentais e importações de petróleo e derivados.

• Fluxo de caixa livre positivo em R$ 15,6 bilhões, ante um resultado negativo de R$ 19,6 bilhões em 2014, favorecendo a redução em 5% do endividamento líquido, em dólares. Desde 2007, não se registrava fluxo de caixa livre positivo. (...)

Ver post completo

Saiba o que estamos fazendo para aumentar a segurança em nossas contratações

17.Mar.2016

Algumas das principais dúvidas sobre as medidas adotadas para assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos como fraudes, corrupção e desvios de ética foram respondidas por nossos executivos, em vídeos disponíveis no ambiente digital “Daqui pra Frente”. O diretor de Governança, Risco e Conformidade, João Elek, explica algumas ações implementadas, como a criação de um canal de denúncias independente.

Outra medida adotada no último ano foi a Due Diligence, para aprimorar a avaliação dos fornecedores. O gerente executivo de Conformidade, Márcio Campanelli, reforça a importância desta e de outras ações que já fazem parte do nosso dia a dia. (...)

Ver post completo

Cônsul dos EUA visita Terminal de Regaseificação na Baía de Guanabara

16.Mar.2016

NAVIO_GNL.jpgAutoridades norte-americanas visitaram nesta quarta-feira (16) a nossa sede no Rio e o Terminal de Regaseificação da Baía de Guanabara, onde está atracado o navio metaneiro Asia Vision. A embarcação importou 160 mil metros cúbicos (m³) de gás natural liquefeito (GNL), equivalente a 96 milhões de m³ de gás natural - o primeiro carregamento de GNL exportado pelos Estados Unidos. O combustível será destinado ao mercado interno brasileiro, suprindo principalmente a demanda termelétrica.

O cônsul geral do país no Rio de Janeiro, James Story, foi recebido em nossa sede pelo gerente executivo de Marketing e Comercialização da área de Gás e Energia, Álvaro Tupiassu, que apresentou um panorama geral do mercado de GNL no Brasil. Acompanhado do cônsul comercial, Mark Russell, e do cônsul econômico-político, Matthew Stokes, além de assessores, Story destacou a parceria entre os dois países no setor energético, que se intensificou nos últimos anos. Ele classificou de "revolução" o momento pelo qual passa o mercado de energia nos Estados Unidos – onde, em menos de cinco anos, o acréscimo na produção de petróleo atingiu cerca de 4,5 milhões de barris. (...)

Ver post completo

Atletas do Time Petrobras ganham quatro medalhas de ouro no final de semana

14.Mar.2016

tiro_com_arco.jpgO atleta de tiro com arco Marcus D'Almeida conquistou quatro medalhas no Torneio Internacional da Guatemala, que reuniu os principais esportistas da América Latina no último final de semana. Com três ouros e um bronze, o integrante do Time Petrobras garantiu 662 pontos e se consagrou como a grande promessa para o pódio do Brasil na maior competição esportiva mundial que será disputada em agosto, no Rio de Janeiro.

Também no domingo (13/03), o brasileiro Rafael Silva ganhou medalha de ouro no Aberto Pan-Americano de Buenos Aires de judô, na categoria 100kg. É o segundo título consecutivo do atleta nessa divisão. Na competição, Baby, como é chamado, finalizou as quatro lutas com o golpe perfeito – ippon. Com essa medalha, ele atinge 901 pontos e se aproxima do número 1 do Brasil, que tem 1.091 pontos. (...)

Ver post completo

Fórmula Truck 2016 utiliza nosso combustível e lubrificante de alto desempenho

12.Mar.2016

Truck.jpgÉ neste domingo (13/03) a etapa de estreia da 21ª edição da Fórmula Truck. A largada da competição, que tem a Petrobras Distribuidora como patrocinadora e fornecedora oficial de combustível e lubrificantes, será às 13h, no autódromo de Santa Cruz do Sul (RS). Nas dez etapas desta temporada, nossa subsidiária fornecerá às equipes o Diesel Podium S-10 (com dez partículas por milhão de enxofre) e o Lubrax Avante (lubrificante sintético para motores), nos treinos e nas corridas.

A parceria da Petrobras Distribuidora com a Fórmula Truck acontece desde 1996, ano em que a categoria recebeu a homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Ao longo deste período, utilizamos as pistas como laboratórios para testes e aprimoramento de nossos produtos. (...)

Ver post completo

Mercado nacional de GNL deve se diversificar nos próximos anos

10.Mar.2016

GNV-guanabara.jpgO mercado brasileiro de gás natural liquefeito (GNL) será marcado nos próximos anos por uma diversificação de players e pela descentralização do fornecimento do combustível. A avaliação foi apresentada pelo nosso gerente executivo de Marketing e Comercialização da área de Gás e Energia, Álvaro Tupiassu, em palestra no evento Argus Latim America LNG Summit, realizado nesta quinta-feira (10/03), no Rio de Janeiro. Na exposição, o executivo traçou um cenário de maior competição no negócio de gás natural no Brasil até o final da década.

"Nossas projeções apontam que, até aproximadamente o ano de 2020, o mercado contará com um maior número de players, produzindo e/ou importando e podendo vender diretamente aos consumidores finais. Essa é uma tendência natural, dado o reposicionamento da companhia nas atividades ligadas à área de gás natural", analisou Tupiassu. (...)

Ver post completo

Desembolso do contrato de financiamento com o ICBC Leasing

09.Mar.2016

Informamos que foi desembolsado na terça-feira (8/3) o montante de US$ 1 bilhão pelo ICBC Leasing (Industrial and Commercial Bank of China Leasing), proveniente da estrutura de leasing financeiro da nossa plataforma P-52, conforme anunciado ao mercado em 13 de outubro de 2015.

Nessa modalidade de financiamento, as plataformas são alienadas ao banco em troca do desembolso do montante combinado. A dívida é paga por meio do aluguel das unidades e, ao final do repagamento da dívida, a plataforma volta a ser nossa propriedade. (...)

Ver post completo

Dia Internacional da Mulher marca 10 anos do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

08.Mar.2016

mulher.jpgCelebramos hoje (08/03) os dez anos da nossa participação no Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que tem contribuído para a busca de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres em nosso ambiente de trabalho, além de desenvolver novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. “Aderimos à iniciativa logo na primeira edição, quando a diversidade e o respeito às diferenças e a valorização das mulheres ainda não eram discutidos na Petrobras. Hoje, são requisitos de gestão”, conta a assistente social Rita Noronha, da nossa área de Ambiência e Diversidade.

Nas cinco edições realizadas ao longo da última década, recebemos cinco Selos Pró-Equidade de Gênero e Raça. Aqui, o programa é coordenado pela gerência executiva de Responsabilidade Social e acompanhado por representantes das nossas diversas áreas, os quais compõem a Subcomissão de Diversidade. (...)

Ver post completo

Daqui pra Frente: entenda nosso foco no desenvolvimento de tecnologias

07.Mar.2016

Em nosso dia a dia, estamos focados na inovação e desenvolvimento tecnológico, em busca de soluções que contribuam para o resultado cada vez mais eficiente do nosso trabalho. No vídeo acima, Marcos Guedes, coordenador do programa de Capacitação Tecnológica em Águas Profundas e Ultraprofundas, fala sobre o foco de nossos projetos. Marcos destaca a parceria com centros de pesquisas, universidades, fornecedores e prestadores de serviços. (...)

Ver post completo

Informações complementares sobre a venda de campos terrestres

04.Mar.2016

Informamos ao mercado nesta sexta-feira (4/3) que o processo de cessão dos direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural de campos terrestres, anunciado na quarta-feira (2/3), envolve 98 concessões de produção, além de seis blocos exploratórios, totalizando 104 concessões terrestres, localizadas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.

Os campos foram agrupados em 10 polos de produção, com instalações integradas, de forma a fornecer aos novos concessionários plenas condições de operação. (...)

Ver post completo

Recorde mensal de processamento em nossas refinarias

03.Mar.2016

Repar.jpgAlcançamos, em janeiro, recorde mensal de processamento nas unidades de hidrotratamento (HDT) e coqueamento retardado (UCR) em nossas refinarias no Brasil.

A carga média processada de hidrotratamento de diesel e querosene de aviação (QAV) foi de 113 mil m3/dia, representando um aumento de 1,6 mil m3/dia em relação ao recorde mensal anterior, de 111,4 mil m3/dia, obtido em setembro de 2015.

O resultado contribuiu para o recorde mensal de produção de diesel S-10 (com ultrabaixo teor de enxofre), que chegou a um total de 1,266 milhão de m3 em janeiro, representando um aumento de 53 mil m3 em relação ao recorde mensal anterior, de 1,213 milhão de m3, registrado em setembro de 2015. (...)

Ver post completo

Informamos sobre o início do processo de venda de campos terrestres

02.Mar.2016

edise-600.jpg

Informamos ao mercado nesta quarta-feira (02/03) que a Diretoria Executiva aprovou o início do processo de cessão dos direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural de um conjunto de campos terrestres, assim como a venda dos ativos relacionados a essas concessões.  (...)

Ver post completo

Negociações para venda de participação na Petrobras Argentina

02.Mar.2016

Comunicamos ao mercado nesta quarta-feira (02/03) que em relação à alienação de participação na Companhia Petrobras Argentina, divulgada através de Fato Relevante em 20/01/2016, nossa Diretoria Executiva aprovou a condução de negociações com a empresa Pampa Energia, em caráter de exclusividade, por 30 dias – prazo este que pode ser estendido por igual período. (...)

Ver post completo

Iniciamos o sistema de produção antecipada na área de Sépia, no pré-sal

02.Mar.2016

FPSO_CIDADE _SAO_VICENTE.jpg

Iniciamos o Sistema de Produção Antecipada de Sépia, antiga área de Nordeste de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. A operação teve início com o navio-plataforma FPSO Cidade de São Vicente, cuja produção será de cerca de 20 mil barris de óleo por dia durante o período do teste.

Instalada em águas onde a profundidade é de aproximadamente 2.200 metros, a plataforma foi conectada ao poço 1-RJS-691 e permanecerá no local por um período de 180 dias. (...)

Ver post completo

Monte seu time de amigos e concorra a carros com o Petrobras Premmia

01.Mar.2016

promo_time.jpgA partir desta terça-feira (01/03) até o dia 28 de abril, os consumidores inscritos no programa de fidelidade Petrobras Premmia podem participar da promoção “Time Petrobras”, que distribuirá no total quinze veículos Ford e 5 mil vales-combustível. Para concorrer, é necessário fazer o cadastro no site da promoção. Em seguida, escolher um modelo do carro zero quilômetro e montar um time com quatro amigos.

A cada 60 pontos acumulados no Petrobras Premmia, os clientes de nossas redes de postos, lojas BR Mania e centros de lubrificação Lubrax+ podem ganhar na mesma hora vales-combustível de R$ 90. Esse consumo também gera um número da sorte para o sorteio final, que será feito pela Loteria Federal no dia 7 de maio. O regulamento completo está disponível no site, que oferece espaço para esclarecer dúvidas. Lá, também será divulgado o resultado da promoção. (...)

Ver post completo

Produção operada no pré-sal se mantém acima de 1 milhão de boed em janeiro

29.Fev.2016

Nossa produção média de petróleo e gás natural no Brasil, em janeiro, foi de 2,47 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) e de 183 mil boed, no exterior, totalizando 2,65 milhões de boed. A produção média de petróleo, no país, foi de 2 milhões de barris por dia (bpd), e no exterior, de 92 mil bpd.

A média diária produzida na província do pré-sal brasileiro foi de 1,029 milhão boed e a produção de petróleo que operamos nesta área foi de 822 mil bpd. A produção de gás natural no país, excluído o volume liquefeito, foi de 74,1 milhões de m³/dia. (...)

Ver post completo

'O Menino e o Mundo' disputa Oscar de melhor animação

27.Fev.2016

MENINO_E_MUNDO_ANTES_OSCAR.png

Amanhã é dia de torcer pelo longa brasileiro 'O Menino e o Mundo' na disputa do Oscar 2016. O filme está entre os finalistas na categoria Melhor Animação e tem a difícil missão de desbancar fortes concorrentes. Se vencer, a produção do diretor Alê Abreu conseguirá finalmente trazer para o País a primeira estatueta da maior premiação do cinema mundial. Este é o quinto filme que patrocinamos indicado ao Oscar.

O sucesso da animação brasileira é incontestável. Já venceu 44 prêmios em festivais, entre eles o troféu do júri e do público no Festival de Cinema de Annecy, na França, no ano passado, apontado como evento de animação mais importante do mundo. Também ganhou o Annie Awards, em Los Angeles (EUA), na categoria melhor animação independente, considerado o Oscar do gênero. Agora é cruzar os dedos e torcer para 'O Menino e Mundo' conquistar mais uma premiação, desta vez, na cerimônia de entrega da estatueta dourada mais famosa do cinema, amanhã, dia 26, em Los Angeles. (...)

Ver post completo