Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Treinamento avançado para prevenção de acidentes

24.Ago.2016

Desafio-SMES-02.jpgComo forma de experimentar na prática os conteúdos de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMES), os alunos da Universidade Petrobras (UP) têm à disposição salas de aula bem diferentes. Juntas, elas formam a Estação SMS e trazem uma nova forma de experimentar a aprendizagem. A Estação SMS oferece o que há de mais moderno em tecnologia, com computadores de última geração, jogos em 3D, telas sensíveis ao toque (touch screens) e passeios por meio de realidade virtual.

O circuito, já visitado por mais de 2 mil empregados, é feito em uma hora e meia e pode contar com grupos de até 24 pessoas por vez. Primeiro, o grupo faz o cadastramento. Seus nomes ficam gravados em um banco de dados e as atividades valem como complemento às disciplinas básicas do curso de formação.  Depois são conduzidos a uma sala de cinema, onde assistem a um filme explicativo sobre a companhia e são apresentados a personagens virtuais que conduzem os jogos.

A etapa seguinte é a sala das mesas de simulações com telas do tipo touch screens. É lá que os alunos “praticam” as noções de SMES. Eles são divididos em três grupos e encaminhados às mesas. Diante delas, são levados a “viajar” pelos nossos ambientes e se deparar com situações de risco em que precisam apontar se as ações apresentadas na tela estão certas ou erradas.

Por fim, participam de mais um jogo. Agora, o aprendizado é por meio de personagens – escolhidos pelos próprios alunos e representando os mesmos – que passeiam pelos ambientes da companhia e se confrontam com “perigos” que podem ocorrer no cotidiano do trabalho. O principal objetivo com o treinamento é a prevenção de acidentes.

Postado em: [Institucional]

0 comentários

*Campos obrigatórios




Enviar