Transporte e Comercialização

Atividades-Transport...

Atuamos no transporte e no armazenamento de petróleo, derivados, biocombustível e gás natural por meio da nossa subsidiária Transpetro. Operamos uma malha de oleodutos e gasodutos de mais de 30 mil km, navios-petroleiros próprios ou afretados e terminais terrestres e aquaviários, onde armazenamos os produtos antes de irem para as refinarias ou serem exportados.

Renovação da frota

Para atender o aumento da produção nas áreas do pré-sal e do pós-sal, estamos renovando nossa frota por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). Criado para a construção de navios no Brasil com alto índice de nacionalização, o Promef tem sido responsável pelo ressurgimento da indústria naval brasileira, implantando e modernizando estaleiros e gerando milhares de empregos diretos e indiretos em toda a indústria.

O Promef engloba a encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários, com investimento de R$ 11,2 bilhões, no período de 2007 a 2020, o que permite acrescentar 4 milhões de toneladas de porte bruto à capacidade da frota, além de incorporar novas tecnologias. O Programa tem por objetivo alcançar o nível mínimo de nacionalização de 65% na primeira fase e de 70% na segunda, além de tornar os estaleiros do país mais competitivos internacionalmente.

Já o Promef Hidrovia foi criado para aumentar a eficiência no escoamento da produção de biocombustíveis, principalmente etanol, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Comercialização

A comercialização é uma atividade inerente a diversas de nossas operações. Realizamos negócios com clientes corporativos e, por meio da Petrobras Distribuidora, com consumidores finais, nos mais de sete mil postos de serviços espalhados pelo Brasil. Os principais produtos que comercializamos são diesel, gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, óleo combustível e querosene de aviação (QAV).