Ouvidoria

Nossa Ouvidoria-geral é um canal de contato para que todos nossos públicos possam apresentar sugestões, reclamações e elogios. Ela não substitui os canais de atendimento do Sistema Petrobras, como o SAC ou o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), responsáveis pela primeira orientação ou resposta a solicitação de informações, pedidos ou reclamações.

Caso você queira solicitar informações sobre produtos e serviços; sobre cadastramento de fornecedores e oportunidades de contratação junto à Petrobras; sobre patrocínios a projetos socioambientais, culturais e esportivos; sobre carreiras na Petrobras; ou sobre serviços a empregados e aposentados, clique aqui e conheça nossos canais de primeiro atendimento específicos para essas questões.

Caso deseje realizar uma denúncia, use o Canal de Denúncia da Petrobras.

Caso você deseje informações sobre um contrato, elas podem estar disponíveis na página da seção Licitações e Contratos do nosso Portal de Transparência. Caso deseje acesso ao contrato, sugerimos verificar se ele já foi disponibilizado nas respostas do e-SIC, o Serviço de Informação ao Cidadão do Ministério da Transparência.

Se você está procurando dados ou documentos que não encontrou nos nossos canais específicos, nos nossos canais digitais - blog Fatos e Dados, site de Relacionamento com Investidores, Canal Fornecedor, site da Comunidade Científica e Acadêmica, Portal da Transparência - ou aqui no site da Petrobras, você pode solicitá-los por meio do formulário do e-SIC.

Quando procurar a Ouvidoria-Geral

Nossa Ouvidoria-geral não substitui os canais de atendimento do Sistema Petrobras, como o SAC ou o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), responsáveis pela primeira orientação ou resposta a solicitação de informações, pedidos ou reclamações. Solicitações de informações de caráter público e de cunho pessoal relacionadas à atuação da Petrobras podem ser enviadas para a Ouvidoria, desde que não tenham sido atendidas previamente pelos demais canais e não sejam de caráter genérico, desproporcionais, desarrazoadas. Também não devem exigir trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações.

Nossos públicos podem enviar para a Ouvidoria-geral manifestações referentes a irregularidades, infrações à legislação ou à norma interna da Petrobras. Também tratamos demandas que dizem respeito a fraudes contábeis, financeiras ou de auditorias; atos de corrupção; ou outras infrações aos princípios éticos do Sistema Petrobras. Outros assuntos que podem gerar demandas na Ouvidoria-geral são discriminação ou transgressão de direitos.

Demandas que estejam na esfera judicial não são tratadas por nossa Ouvidoria-geral, exceto quando for possível a mediação para acordo.

Como atendemos você

Tratamos todas as manifestações com independência, isenção, sigilo e confidencialidade, incluindo denúncias de fraude, corrupção e irregularidades. Temos como papel mediar conflitos e atuar na facilitação de diálogos, além de emitir recomendações para a melhoria da gestão e dos processos da companhia.

As manifestações recebidas são encaminhadas às áreas responsáveis pelo assunto para apuração e tratamento. Acompanhamos o atendimento, buscando agilizar o processo e analisar a qualidade das respostas ou das soluções das demandas. Atualizações sobre o andamento da demanda e seus resultados são enviados para quem registrou a manifestação.

Entre nossas atribuições, está incluído o tratamento de solicitações de informações requeridas no âmbito da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011) e de consultas relativas à Lei de Conflito de Interesses (nº. 12.813/2013). Tratamos também demandas de segunda instância relacionadas à Assistência Médica Multidisciplinar (AMS), com prazo de atendimento de sete dias úteis, estendido até 30 dias úteis, em casos excepcionais.

Formas de contato

Recebemos manifestações somente pelos meios de comunicação oficiais: formulário eletrônico, telefone ou carta. Essa é uma forma de melhorarmos nossos controles e fortalecer o monitoramento do andamento das demandas recebidas. Atendimentos presenciais também podem ser agendados por telefone.

Formulário eletrônico no site da Petrobras:
https://ouvidoria.petrobras.com.br (atualizar)

Telefone:
+55 (21) 3224-6666
0800-28-28-28-0

Carta:
Ouvidoria-Geral da Petrobras
Av. República do Chile, 65 - 11º andar – sala 1101
Centro - Rio Janeiro/RJ - Brasil
CEP 20.031-912

Para assuntos relativos à Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS), os beneficiários do plano de saúde devem enviar manifestações para o call center ou site da AMS ou se encaminhar aos postos de atendimento dos Serviços Compartilhados. Em caso de manifestações não solucionadas previamente por esses canais, demandas de segunda instância podem ser encaminhadas pelo formulário eletrônico na página da Ouvidoria da AMS ou pelo telefone 0800-28-28-28-0.