Investimento Social

Capa Investimento Social

Nossas atividades devem gerar desenvolvimento econômico, mas também ampliar a qualidade de vida de toda a sociedade. Por isso, fazemos investimentos sociais que refletem o compromisso com a história e o futuro dos países onde atuamos. No Brasil, patrocinamos projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos em sinergia com políticas públicas. Buscamos iniciativas que aliem diversidade, consistência, continuidade e ações sustentáveis.

Em 2013 investimos R$ 780 milhões em mais de 1.600 projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos no Brasil e nos diversos países onde atuamos. Além da transferência de recursos financeiros, promovemos capacitações e avaliações que colaboram para a estruturação dos projetos, fortalecendo as organizações e o estabelecimento de novas parcerias.

Conheça nossos programas de patrocínio:

  • Programa Petrobras Socioambiental – Projetos relacionados a temas socioambientais, com práticas voltadas para um ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente equitativo.
  • Programa Petrobras Esporte & Cidadania - Projetos que apoiam o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e contribuem para a democratização do acesso a práticas esportivas educacionais.
  • Programa Petrobras Cultural - Projetos que contemplam as várias etapas da cadeia produtiva da cultura, desde a pré-produção até o consumo final dos bens e serviços culturais.

Seleções Públicas

A maior parte dos projetos é contemplada via seleções públicas, que contam com inscrições gratuitas, em todas as regiões do país. Quando uma seleção está aberta, fazemos ampla divulgação e oferecemos esclarecimentos para os proponentes de forma presencial e virtual.

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras

Para incentivar a participação social de nossa força de trabalho e aposentados, criamos o Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. São inúmeras ações de curto ou longo prazo, individuais ou coletivas, que dependem da disponibilidade de cada um.

Oficinas do Samba - Capacitando profissionais na arte do carnaval

Oficinas do Samba - Capacitando profissionais na arte do carnaval
Oficinas do Samba - Capacitando profissionais na arte do carnaval

Quando o carnaval acaba, a ordem é desmanchar tudo, reaproveitar e reciclar a fantasia para o próximo ano. Depois do grande desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, o trabalho recomeça nos barracões. Afinal, a indústria do carnaval nunca para.

Com a ajuda da Petrobras, jovens e adultos desenvolvem a arte de reaproveitar os materiais em oficinas de capacitação profissional de cinco escolas de samba: Vila Isabel, Beija-Flor, Portela, Salgueiro e Rocinha. São aulas de cenografia, alegoria, adereço, fantasia, corte e costura. A ordem é customizar!

A duração dos cursos é de um ano, com direito a um estágio. Para participar, é preciso estar matriculado em alguma escola. Os alunos recebem ajuda de custo para transporte e alimentação.

Nós da Trama - Trabalho e qualidade de vida

Nós da Trama - Trabalho e qualidade de vida
Nós da Trama - Trabalho e qualidade de vida

Gerar emprego e renda produzindo e comercializando artigos a base de fibras naturais. Desde 1997, o Nós da Trama movimenta a economia de Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. São pessoas que se organizaram, criaram alternativas de trabalho e mudaram o rumo da própria vida e da comunidade onde vivem.

Das mãos dos artesãos saem diversos produtos para o mercado brasileiro. Com o apoio da Petrobras, a cooperativa realiza oficinas e diversos trabalhos manuais, como tecelagem, cartonagem e confecção de peças e acessórios.

As principais matérias-primas usadas são fibras de coco, banana, bambu e a planta aquática taboa, comuns na região. Esses produtos ecologicamente corretos são vendidos para grifes de moda, restaurantes e grandes lojas.

O projeto conta também com um núcleo pedagógico, que ensina as técnicas dos teares mais rudimentares aos mais sofisticados.

Radiotube - Cidadania nas ondas do rádio

Radiotube - Cidadania nas ondas do rádio
Radiotube - Cidadania nas ondas do rádio

Criatividade, um microfone ligado ao computador e a vontade de se comunicar com o mundo. Assim funciona o Radiotube , um espaço virtual democrático, que conta com a participação de voluntários de todo o Brasil e tem o apoio da Petrobras desde 2007.

O Radiotube é uma ferramenta para quem produz rádio, se preocupa com a cidadania e quer compartilhar suas produções. Pelo site, o internauta pode fazer downloads e uploads de áudios, textos, entrevistas, músicas e até radio-novelas. Entre os temas tratados estão desemprego, inclusão digital e drogas.

O tempo todo, os internautas são estimulados a opinar e mostrar suas realidades locais, gerando um grande intercâmbio de informações.

O Radiotube conta com uma rede de mais de 700 emissoras de rádios comunitárias, comerciais e educativas. Além da experiência virtual, o projeto realiza oficinas técnicas sobre equipamentos e linguagem de rádio, com jovens de 16 a 29 anos.