Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

O mundo está em constante transformação e o nosso negócio precisa acompanhar esse movimento.

28.Nov.2019

Vivemos um momento em que empresas e indústrias procuram se reinventar para sobreviver. Modelos de negócios verticais, com propriedade obrigatória de ativos e monopólios, estão sob questionamento. O pensamento atual é que você tem que fazer o que sabe fazer de melhor. É o princípio da especialização e do foco.

Realizamos um profundo diagnóstico de todas as nossas operações e definimos as medidas a tomar para resgatar a sua competitividade internacional. Estamos implementando um ambicioso e amplo programa de mudanças que visam nos posicionar como uma das melhores empresas de óleo e gás do mundo. Para tanto, tivemos que fazer escolhas e definir prioridades.

O processo de transformação da Petrobras não tem volta. É dele que depende o futuro da empresa. Apesar dos avanços recentes, ainda há muito a ser feito.
 

gestao-ativa.jpg

A venda de ativos não significa que eles serão fechados. Pelo contrário, outras empresas podem ter características técnicas e financeiras que as tornem mais capazes de desenvolver e investir nestes ativos.

 

Entenda por que é importante fazer uma gestão ativa do portfolio

Ao realizar uma gestão ativa de nosso portfólio, podemos usar o recurso obtido para investir em ativos que geram mais valor e reduzir nosso endividamento.
Por meio da análise de desempenho, é possível observar que alguns ativos em nosso portfólio já não trazem o retorno esperado ou não trouxeram os retornos projetados inicialmente e, em alguns casos, ainda exigem recursos crescentes para sua manutenção. Ao desinvestir desses ativos, obtemos recursos e podemos usá-los para investir em ativos que gerem mais valor e reduzir o endividamento, Desinvestimento é necessário para reduzir nosso endividamento e, consequentemente, aumentar nossa capacidade de investimento.

Somente uma empresa saudável financeiramente é capaz de continuar investindo e crescendo, gerando valor para os acionistas e para a sociedade.
Hoje a Petrobras está sendo reconstruída e não desmontada, como alguns dizem. Vamos investir mais do que desinvestir. Estamos buscando desinvestir US$ 30 bilhões para investir US$ 100 bilhões em ativos de maior retorno.

Captura de Tela 2019-11-28 _s 13.30.03.png

 

Avaliamos e adequamos nosso efetivo nos locais onde atuamos de acordo com as necessidades do negócio.
Nossa gestão de pessoas deve sempre atender aos objetivos estratégicos: ter pessoas com as competências adequadas no lugar certo e no momento certo. Por isso, de acordo com as necessidades do negócio, avaliamos e adequamos nosso efetivo nos locais onde atuamos. O mesmo acontece com os contratos de prestação de serviços. Criar condições que permitam que os empregados lotados em unidades que serão vendidas planejem seu futuro é nossa prioridade. Com este objetivo, nos casos de venda de ativos, oferecemos oportunidades de transferência para outras unidades que tenham necessidade, além da opção de desligamento voluntário, com incentivo financeiro e a possibilidade de contratação pelo novo operador do ativo comprado.

Os ativos vendidos precisarão ser operados por pessoas e também demandarão serviços e produtos das empresas parceiras. Todos se beneficiam de uma indústria mais forte e competitiva, inclusive a Petrobras.
Os desinvestimentos não implicam em descontinuidade da atividade, pelo contrário. Os empregos e oportunidades continuarão sendo disponibilizados pelas novas empresas.

Principais dúvidas sobre a nossa atuação na gestão dos nossos ativos